Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Natal

Publicidade

Destinos


Natal

Construída sobre dunas, a capital do Rio Grande do Norte tem praias belíssimas, diversas lagoas, um ótimo clima e muitas atrações interessantes.



Natal - Rio Grande do Norte

Tanto a história, quanto a orla costeira de Natal, têm início na estratégica foz do Rio Potengi, onde, em 1568, os portugueses começaram a levantar, sobre os arrecifes, uma sólida fortaleza em forma de estrela de cinco pontas, com enormes pedras de granito trazidas da Europa. Trinta anos depois, em 6 de janeiro de 1598, foi concluída a construção, que, em virtude daquela importante data cristã, é conhecida como Forte dos Reis Magos.

Dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, o forte abriga uma capela com cisterna de água doce e um marco de posse, usado como sinal do domínio de Portugal sobre as terras descobertas.

O lugar, muito visitado, oferece, ao redor, a Praia do Forte, com piscinas naturais na maré baixa. Outra boa opção de passeio é o Parque das Dunas, segundo maior parque urbano do país, com quase 12 km² protegidos por lei, responsável pela preservação do clima ameno e do lençol de água subterrâneo que abastece boa parte da cidade.

Ali é possível ver como era Natal antes da colonização e aprender sobre a importância da vegetação, que impede que as dunas se movam com o vento, e sobre a biodiversidade local, que inclui mais de 70 espécies de aves, e 269 espécies da flora.

Descendo pela orla, há uma sucessão de belas praias, entre as quais se destaca Ponta Negra, onde ficam diversos bares e restaurantes, além do célebre Morro do Careca, duna de 120 metros de altura, com acesso interditado.





Em Ponta Negra tem início a Rota do Sol, que liga Natal às praias do sul. Pirangi do Norte, uma magnífica enseada, com piscinas naturais que se formam, na maré baixa, a menos de 1 km da costa, é bastante conhecida por possuir o maior cajueiro do mundo.

A árvore, de mais de cem anos, tem uma rara mutação genética que a faz ocupar uma superfície de 8.500 m². A anomalia causa o crescimento desproporcional dos galhos, que, sob o próprio peso, acabam por tocar o solo e criar raízes, crescendo como se fossem troncos de uma nova árvore.

Uma das praias mais bonitas é Búzios com áreas de águas calmas, boas para mergulho, e outras com ondas fortes, boas para surfe, além de muitas dunas e lagoas. Em Barra de Tabatinga, o destaque é o Mirante dos Golfinhos, que fica no alto de uma falésia e tem uma deslumbrante vista do mar e das dunas.

Na maré alta, os golfinhos costumam nadar e brincar no local. Camurupim é uma bela praia, de ondas fracas e piscinas naturais, onde fica a Lagoa de Arituba, com suas águas cristalinas. Na barra da Lagoa Guaraíras, a deserta Barreta, cercada por dunas, oferece piscinas naturais na maré baixa.




Publicidade


Ilha do Flamengo - Rio Grande do Norte
Ilha do Flamengo - Arez - Rio Grande do Norte
Foto: Setur- RN




A página de Natal terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright