Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Salvaterra

Publicidade

Destinos


Salvaterra

Impressionado, o poeta Carlos Drummond de Andrade tentou definir o lugar: “O Marajó é uma coisa fantástica, só você vendo... E depois de ver, é capaz de não acreditar.



Prainha do Pinheiro  - Salvaterra

Para entender a maior ilha fluviomarinha do mundo, com cerca de 50 mil km², coberta a oeste pela densa Floresta Amazônica e a leste por uma espécie de savana, semelhante ao pantanal mato-grossense, é preciso mesmo enxergar com os olhos da poesia. A Ilha de Marajó não é apenas mais um admirável destino turístico do Brasil, é uma autêntica viagem para um país exótico e surpreendente.

Nesse "país", praticamente coberto de água de dezembro a maio, em que os búfalos muitas vezes são o melhor meio de transporte, chegando a ter o dobro da população de humanos, onde os carros só chegam de balsa e as pessoas de barco ou avião, Salvaterra é o portal de entrada. Ali fica o porto mais próximo de Belém, do outro lado da Baía de Marajó, a 80 km em linha reta.

O município possui boas pousadas e restaurantes, belas praias, igarapés, fazendas e campos. A melhor época para visitá-lo é de junho a novembro, durante o verão marajoara, quando chove menos. Embora a seca não deixe a vegetação tão exuberante, é mais fácil avistar a fauna da região, repleta de aves como garças, colhereiros, tuiuiús e guarás.




Praia de Joanes - Salvaterra
Praia de Joanes - Salvaterra
Foto: Dário Pedrosa




Em Joanes, antiga vila de pescadores, há ruínas de uma igreja construída por jesuítas no século XVII. Mas a grande surpresa é a Praia de Joanes, com suas águas doces ou salgadas, dependendo de quem banha a bonita enseada com falésias, o Amazonas, mais extenso e caudaloso rio do planeta, ou o Oceano Atlântico. “Salvaterra é um segredo, um presente fechado, porta-jóias, senha maçônica. É preciso respeitar Salvaterra. É preciso amar Salvaterra. Ah, você não calcula...” disse o poeta Drummond.

Saiba mais sobre Salvaterra no www.salvaterra.tur.br





Publicidade


Ver-o-peso - Belém - Pará

Foto: João Ramid





A página de Salvaterra terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright