|
Marinas Iate Clubes e Portos do Brasil
Brasil possui um dos maiores potenciais náuticos
do mundo
O Brasil está começando a
despertar para o turismo náutico. O número
de embarcações de esporte e recreio registradas
na Capitania dos Portos parece já ter alcançado
algo próximo de 170 mil unidades.
|
|
|
Proporcionalmente, no entanto, isto significa apenas um barco
para 1400 habitantes, enquanto nos Estados Unidos esta relação
é de 1 para 29, na Inglaterra é de 1 para 65
e na Itália, 1 para 125. Para um país que possui
uma enorme costa marítima e imensas bacias hidrográficas,
somando 35 mil quilômetros navegáveis entre água
doce e salgada, o potencial de desenvolvimento neste setor
é gigantesco.
Capitania dos Portos do Rio de Janeiro www.cprj.mar.mil.br/
Se a relação barco/habitante é singela,
mais tímida ainda é a infra-estrutura para atender
as embarcações. De norte a sul, haveria somente
650 marinas, iate clubes e garagens náuticas, em grande
parte concentradas no eixo Rio – São Paulo.
|
|
|
|
|
O turismo náutico exerce forte atração
sobre um grande número de estrangeiros, proprietários
de barcos, cada vez mais interessados em conhecer novos destinos.
O fenômeno tem chamado a atenção dos órgãos
fomentadores do turismo, como a Embratur, para esta poderosa
e mal explorada fonte de divisas que, anualmente, tem trazido
ao país mais de 500 mil visitantes e cerca de 50 milhões
de dólares.
Sem dúvida, a costa brasileira, cuja geografia recortada
por baías, enseadas e ilhas encanta os turistas, necessita
erguer novas estruturas, bem distribuídas e posicionadas,
com equipamentos capazes de abrigar e retirar as embarcações
da água.
|
|
|
Contudo, para que o segmento náutico se desenvolva
de forma positiva, é preciso não apenas construir
novas marinas, iate clubes e portos, mas, acima de tudo, cuidar
do ambiente marinho, afinal de contas, quanto maior o grau
de preservação da natureza, melhor será
a qualidade do turismo e, conseqüentemente, maior a lucratividade
do setor.
|
|
Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará
Foto: J. Wagner da Silva
|
|
|