|
Para que serve o marketing ?
Diferentemente do senso comum, marketing
não é uma mera ferramenta auxiliar do departamento de vendas. |
|
|
Não é a forma de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam. Muito pelo contrário. O verdadeiro objetivo do marketing é satisfazer as necessidades e desejos de cada indivíduo.
Com este sentido, o marketing ganha força ética
e passa a ser um valor essencial não apenas no desenvolvimento
dos negócios, mas de todos os setores organizados
da sociedade.
Nessa permanente busca da satisfação do ser humano, o profissional envolvido na área de marketing tem de ter uma formação, ou pelo menos uma vocação, filosófica, seja ela acadêmica ou autodidata, como alguns dos grandes publicitários brasileiros. |
|
|
A partir do conceito básico de que o marketing trabalha em prol da satisfação das pessoas, e, por conseguinte, da sociedade, é possível orientar as empresas sobre a melhor estratégia para conduzir os negócios. Orientar tanto a produção quanto o produto, visando, acima do lucro imediato, a conquista de clientes no longo prazo.
Seja qual for o objeto do consumo, é imprescindível que ele satisfaça o consumidor. Não é por acaso que a relação custo / benefício, tão em voga atualmente, substituiu os antigos conceitos de caro e barato, por muito tempo enraizados no imaginário coletivo.
|
|
Lagoinha – Ceará
Foto Christian Knepper – Embratur
|
|
O marketing, portanto, para alcançar êxito, tem de buscar, sobretudo, entender os reais desejos dos clientes, para satisfazê-los de forma plena e constante.
Em última análise, a função do marketing é compreender e satisfazer o mercado.
|
Site do Brasil Azul
|
|
Gadget softwares
|
|
|
|
Abrolhos - Bahia - Foto:Embratur
|
|
|