Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Torres

Publicidade

Destinos


Torres

Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, deve seu nome a três grandes rochedos de origem vulcânica: a Torre Norte, ou Morro do Farol, a Torre do Meio, ou Morro das Furnas, e a Torre Sul, junto à Praia da Guarita.


Torres - Rio Grande do sul


Formadas por derrames de lava basáltica há aproximadamente 150 milhões de anos, com a ruptura da crosta terrestre, durante a separação da América do Sul da África, essas três impressionantes falésias são formações únicas, tanto na costa brasileira quanto na orla marítima gaúcha, que, em geral, tem apenas praias retas e planas, sem acidentes geográficos.

O Morro do Farol é a única entre as formações geológicas que permite o acesso para veículos até o topo, de onde é possível ter um panorama da cidade, das praias, dunas e torres.

Veja nossa lista de hotéis, pousadas, apart hotel, praia hotel, pousada na praia, guest houses,resorts, eco resorts, flats e outras opções de hotelaria onde se hospedar em Torres.



Publicidade

Um passeio imperdível. O Parque da Guarita, que abrange as outras duas falésias e a Pedra da Guarita, numa área total de 14 hectares, foi inicialmente planejado dentro de uma visão estética e turística, com projeto original concebido pelo paisagista Burle Marx.

Entre 1973 e 1978, a orientação do parque passou para o agrônomo e ecologista José Lutzenberger, que preferiu investir na recuperação de seus oito lagos e valorizar a vegetação nativa, que hoje é rica em arbustos e árvores de médio porte.


Torres, sem dúvida, é um lugar especial, que se destaca também por oferecer, em 23 quilômetros de litoral, diversas praias com ondas boas para o surfe, como a Praia da Guarita, e algumas com dunas propícias à prática de sandboard, como Itapeva.
A Ilha dos Lobos, única ilha marítima do Rio Grande do Sul, um aglomerado de pedras no meio do mar, é considerada a menor reserva ecológica do mundo.

Os passeios de barco costumam levar turistas para observar os lobos e os leões marinhos, entre os meses de abril e dezembro. De maio a novembro é a época de avistar as baleias da espécie franca, que saem da Antártica para se reproduzir ao longo do litoral brasileiro.

Outras opções de lazer incluem passeios ao Rio Mampituba, que separa o Rio Grande do Sul de Santa Catarina, e à Lagoa do Violão. A partir de 1989, Torres passou a sediar um evento que, em 2007, completou sua 19ª edição. Trata-se do Festival Internacional de Balonismo de Torres, que já fez a cidade conquistar a reputação de Capital Brasileira de Balonismo.


Publicidade


Título, aliás, bastante merecido, uma vez que eventos consecutivos como esse, costumam se realizar apenas em dois outros lugares do mundo: Albuquerque, no Novo México, e Chateau D’Ouex, na Suíça.

Durante os quatro dias de competição, diversas provas são realizadas para testar as habilidades dos balonistas, enquanto o visitante comum pode experimentar a sensação de voar em um balão, acompanhado de profissionais e cercado de segurança em vôos turísticos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright