Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Ilha Grande

Publicidade

Destinos


Ilha Grande


Um dos lugares mais fascinantes do litoral sudeste, Ilha Grande é um verdadeiro paraíso, recortado por mais de cem praias e com diversos pontos de mergulho.




Ilha Grande - Rio de Janeiro

Situada na baía que leva seu nome, uma das maiores do país, com 1125 km², a enorme ilha, de 193 km², coberta pela Mata Atlântica, com várias montanhas e cachoeiras, considerada um santuário ecológico por sua biodiversidade, manteve-se preservada graças à influência de um famoso presídio, que, durante anos, afastou a especulação e o turismo.

Com a desativação do cárcere, foram criados mecanismos de proteção, entre os quais, o Parque Estadual da Ilha Grande, de 56 km².

Como na ilha não é permitida a circulação de veículos que utilizem motor a combustão, os automóveis ficam no continente, em Mangaratiba, a 111 km da capital do estado, ou Angra dos Reis, a 168 km do Rio de Janeiro, de onde saem as embarcações que fazem a travessia.

O acesso às inúmeras praias e pontos turísticos também é realizado através de barcos ou por várias trilhas, bem sinalizadas, que permitem contornar totalmente os 155 km de perímetro costeiro.

Veja nossa lista de hotéis, pousadas, apart hotel, praia hotel, pousada na praia, guest houses, resorts, eco resorts, flats e outras opções de hotelaria onde se hospedar em Ilha Grande.




Ilha Grande - Rio de Janeiro



No litoral da Ilha Grande, ocorrem diversos recortes de aspecto peculiar, formações geográficas denominadas abras, pequenos golfos que servem de ancoradouro seguro para as embarcações.

É numa abra, de grande dimensão, mas bastante protegida, que, desde os tempos do descobrimento, é feita a maioria dos desembarques na ilha. Naquela época, por causa de seu tamanho, foi chamada Abrão. Hoje em dia, conhecida como Abraão, continua a ser o principal porto e é onde se concentra a infra-estrutura de serviços.

Da Vila do Abraão, saem muitos barcos para as praias próximas, como a Lagoa Azul, de água cristalina cheia de peixes coloridos, e para passeios mais longos, incluindo a espetacular iluminação da Gruta do Acaiá.

Através de trilhas, é possível visitar diversos locais interessantes, como as ruínas do Lazareto, onde os imigrantes eram postos de quarentena no fim do século dezenove, o Aqueduto, construído em 1893 para abastecer o Lazareto de água, e o Pico do Papagaio, com 982 metros de altitude.

Lopes Mendes, uma das praias mais bonitas, tem 3 km de areias brancas e finas. Localizada em mar aberto, é muito procurada por surfistas, mas é rasa e de águas bem transparentes. Outra que se destaca pela beleza é a do Cachadaço. Com apenas 20 metros de extensão, apesar de voltada para o mar aberto, possui uma piscina natural bem protegida, de águas mansas e límpidas. Parnaioca, além da própria exuberância natural, tem um naufrágio bastante visitado por mergulhadores. Colônia de pescadores, próximo à Gruta do Acaiá, a belíssima Provetá tem águas verdes, mornas e translúcidas.


A página de Ilha Grande terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright