Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Até meados dos anos 60, Canoa Quebrada era uma tranqüila e quase inacessível aldeia de pescadores instalada sobre falésias, a cerca de 170 km de Fortaleza.





Canoa Quebrada - Ceará

Nessa época, freqüentada apenas por hippies, o cenário cinematográfico de Canoa Quebrada serviu de locação para um longa-metragem, chamado Le Gabruges, realizado por cineastas franceses e brasileiros apaixonados pelo lugar e pela hospitalidade dos nativos.

Daí em diante, o nome da pequena vila esquecida no tempo começou a correr o mundo. Sua fama de lugar paradisíaco, com 365 dias de sol por ano, mar calmo e transparente, de um verde quase azul, sinuosas falésias avermelhadas e enormes dunas multicoloridas, passou a atrair visitantes nacionais e estrangeiros, até se tornar um dos mais importantes pólos turísticos do litoral cearense.




Canoa Quebrada - Ceará
Canoa Quebrada - Ceará - Foto Embratur


Hoje em dia, Canoa Quebrada é um destino de nível internacional, que atrai muitos europeus, principalmente em agosto. A vila ganhou saneamento básico, calçamento e uma excelente estrutura hoteleira, mas não perdeu seu encanto primordial.

Além de admirar a magnífica paisagem e amenizar o sol forte com um mergulho refrescante, em Canoa Quebrada há diversas opções de passeio, seja de jangada pelo mar, ou de bugue pelas dunas e praias vizinhas.

Indo para o sul, em direção à fronteira com o Rio Grande do Norte, logo surge Majorlândia, onde foi esculpida, na mais alta falésia, uma Lua-estrela de dimensões faraônicas, que se tornou ícone da região.

Em seguida, vem Quixaba, muito semelhante a Majorlândia, e dali em diante, começa uma sucessão de vilas de pescadores que ainda conservam a placidez bucólica dos tempos antigos, além de praias paradisíacas, entre as quais as mais bonitas são Lagoa do Mato, Ponta Grossa e Redonda. Opção bem diferente é ir conhecer Aracati, cidade mais afastada da costa, com construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.


Publicidade

Para muitos, no entanto, o melhor é ficar mesmo em Canoa Quebrada e simplesmente caminhar pelas trilhas ecológicas que cortam o lugar, ou pela orla marítima, tanto ao norte quanto ao sul, conhecendo os vilarejos com bastante calma.

Ao entardecer, um bom programa é voltar para Canoa, como a chamam os mais íntimos, e apreciar o por do sol do alto de alguma de suas imensas dunas. À noite, o grande espetáculo é o céu estrelado, que parece mais próximo, talvez pela singular posição do vilarejo, elevado sobre as falésias.

O maior apelo, porém, é ir à movimentada rua principal, conhecida como Broadway, onde se concentra a maioria dos bares, boates e restaurantes.


Publicidade

Publicidade



Canoa Quebrada - Ceará Canoa Quebrada - Ceará - Foto Trilhas off Road

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright