Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
English
Français
Español
Publicidade
Paraty

Paraty – Parati

Situada numa baía fechada e protegida do mar aberto por diversas ilhas, pontas e penínsulas, Paraty é uma deslumbrante cidade colonial, construída à beira-mar, que possui mais de 40 belas praias de águas tranqüilas.





Paraty  - Rio de Janeiro

Com um litoral de aproximadamente 180 km, oferece diversas opções de lazer, entre as quais se destacam os pontos de mergulho e os passeios de barco. Em meio a 55 ilhas e muitas lajes, é possível admirar uma rica fauna marinha, incluindo a maior variedade de golfinhos e baleias do Brasil.

Tombado como patrimônio nacional, o Centro Histórico de Paraty, considerado pela UNESCO o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país, apresenta detalhes extremamente interessantes. O rebaixamento do meio fio, permitindo a entrada e saída das águas do mar em dias de maré cheia, por exemplo, seria um recurso natural de limpeza.

Em razão disso, as construções foram erguidas trinta centímetros acima do nível das ruas, traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul, com linhas propositalmente tortas, para evitar tanto “ventos encanados”, que à época se acreditava propagar doenças, quanto ataques de piratas, num tempo em que Paraty era o principal porto por onde escoava o ouro das Minas Gerais para a Europa.


A maçonaria deixou várias marcas, ainda visíveis, na arquitetura da cidade. Esquinas com três cunhais de pedra formando um triângulo, de grande valor simbólico, e sobrados decorados com desenhos geométricos da linguagem secreta dos maçons, podem ser apreciados em alguns locais do Centro Histórico, projetado com 33 quarteirões, que é um número também emblemático. A circulação de automóveis pelo calçamento original, em pé-de-moleque, é vedada por lei e por grossas correntes de ferro.

Lista completa de hotéis e pousadas de Paraty

Trilha do Ouro em Paraty

Construído por escravos sobre antigas trilhas indígenas, o Caminho do Ouro, estrada de 1200 km que ligava Paraty a Diamantina, em Minas Gerais, teve boa parte recuperada para visitação, em pleno Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Trindade é uma vila de pescadores que possui uma das praias mais bonitas de Paraty, conhecida como Cachadaço, onde há uma piscina natural cheia de peixinhos coloridos, guardada por enormes pedras vulcânicas. Controlada pela APA do Cairuçú, além de algumas cachoeiras, a vila tem também em seus domínios, entre outras, a belíssima Praia do Cepilho, com areia branquinha e ondas boas para o surfe.


Publicidade

Um pouco antes de Trindade, surge a espetacular Praia do Sono, de areias finas e águas esverdeadas, onde deságua o Córrego do Sono. Água doce, por sinal, é o que não falta em Paraty, com muitas cachoeiras, piscinas naturais e exuberante Mata Atlântica.


Publicidade

Publicidade

 
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright