Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Paraty

Paraty -Trilha do Ouro em Parati

Estrategicamente localizado, durante muito tempo o Porto de Paraty escoou para o Rio de Janeiro todo o ouro oficialmente produzido na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, através da chamada Estrada Real.





Trilha do Ouro - Paraty -

Essa estrada, aberta sobre uma série de ancestrais trilhas indígenas, que foram sendo alargadas e calçadas pelos escravos para permitir o transporte da produção em carretões de tração animal, saía das Minas Gerais, atravessava a Serra do Mar e desembocava no litoral.

Em Paraty, uma Casa de Registro, da qual ainda existem ruínas, controlava o fluxo e cobrava os impostos. Graças ao ouro, a vila cresceu, ganhou planta regular, ruas planejadas, algumas calçadas, e aproximadamente 400 casas, entre sobrados de arquitetura maçônica, onde vivia uma elite requintada.

Quando a Coroa portuguesa decidiu construir o Caminho Novo, uma via de escoamento mais segura, rápida e eficiente, ligando o Rio de Janeiro diretamente à capital das Minas, a próspera economia de Paraty entrou em decadência.



Concluído em 1707, o novo trajeto substituiu a antiga estrada do ouro, de Vila Rica ao Porto de Paraty, e o Caminho Velho virou rota proibida, considerada como "descaminho", com sua utilização rigorosamente punida.

Fora algum eventual contrabando, o ouro jamais voltou a circular por ali. Paraty tornou-se, então, um grande centro produtor de açúcar e seu nome passou a ser sinônimo de um outro produto da cana: a cachaça ou parati.

Lista completa de hotéis e pousadas de Paraty

Trilha do Ouro em Paraty

Durante o Ciclo do Café, parte do Caminho Velho, conhecida como Trilha do Ouro, voltou a ser utilizada para escoar o produto do Vale do Paraíba em grandes tropas de mulas.


Publicidade

Esse trecho da Estrada Real, com seu antigo calçamento de pedra, encontra-se bem conservado, em meio a várias cachoeiras e magníficas paisagens, no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Quem visita Paraty, não deve deixar de fazer uma caminhada de 2 km pelo Caminho do Ouro, e percorrer a História do Brasil através deste cenário deslumbrante.


Trilha do Ouro - Paraty

Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright