Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Mangaratiba

Conheça Mangaratiba, Itacuruçá, Muriqui
Praia Grande, Conceição de Jacareí

Localizada a menos de uma hora do centro Rio de Janeiro, o município de Mangaratiba é o portão de acesso à região Costa Verde, referência dos diversos pontos turísticos mais visitados da região, como as ilha de Itacuruçá e Jaguanum.





Conceição de Jacareí - Mangaratiba


O município possui mais de 100 lindas praias cristalinas, dezenas de cachoeiras e mais de 30 ilhas paradisíacas, sofisticados Resorts e luxuosos condomínios residenciais que escolheram Mangaratiba para se estabelecerem.

Mangaratiba guarda ainda resquícios históricos da prosperidade vivida ao longo do século XIX. Cidade com cerca de 30 mil habitantes, chega a receber 300 mil pessoas na alta temporada e feriados prolongados.

Veja nossa lista de hotéis, pousadas, apart hotel, praia hotel, pousada na praia, guest houses, resorts, eco resorts, flats e outras opções de hotelaria onde se hospedar em Mangaratiba.




Muriqui - Mangaratiba Foto: Prefeitura de Mangaratiba



A história do município tem origem no século XVI, mais precisamente na época da doação das Capitanias Hereditárias, em 1534.

Mangaratiba teve um importante papel ao longo do século XIX, sendo entreposto comercial de café e escravos e principal ponto de escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba.

Durante o apogeu dessa atividade econômica, a cidade teve hotéis, teatros e vários palacetes. Desta época, restaram prédios de linhas arquitetônicas típicas do período colonial, pontes e algumas ruínas.

A Estrada São João Marcos antiga Estrada Imperial, primeira estrada de rodagem do Brasil – datada de 1856, a estrada oferece belíssimas vistas da Baía de Mangaratiba e características ideais para a prática do eco-turismo com suas cachoeiras e dezenas de trilhas que penetram a Mata Atlântica, comida e bebidas típicas e histórias da cultura local.

Mas nem é preciso dizer que os principais atrativos da região estão mesmo no litoral. São praias e ilhas, paradisíacas, que de tão belas e preservadas, mais parecem cenários de filme.



O tour pelas Ilhas Tropicais partindo do Cais de Itacuruçá, é um dos passeios mais procurado por turistas estrangeiros.

A Ilha de Itacuruçá é circundada por inúmeras praias onde pousadas, aldeias de pescadores, restaurantes rústicos e nobres, residências de veraneio e turistas convivem em plena harmonia.

As principais praias podem ser vistas por meio de “tours” oferecidos em saveiros ou percorrido por trilhas que circundam a Ilha.

Mangaratiba é um município famoso por sua localização entre as Baías da Ilha Grande e de Sepetiba, conhecidas pela variedade da pesca e locais de mergulho. A região possui um litoral recortado, cheio de reentrâncias naturais, de águas interiores e abrigadas, nas quais existem várias enseadas, ilhas e muitas praias, com águas verdes e transparentes, que vão de Itacuruçá, divisa com Itaguaí até o distrito de Conceição de Jacareí, divisa com Angra dos Reis. O município tem uma área total de 361,8 quilômetros quadrados, correspondentes a 15,1% da área da Região da Costa Verde.

Mangaratiba tem uma população com proporção de 102,8 homens para cada 100 mulheres. A densidade demográfica é de 73 habitantes por km2. O município apresentou uma taxa média de crescimento, no período de 1991 a 2000, de 3,72% ao ano, contra 3,47% na região da Costa Verde e 1,30% no Estado. A taxa de alfabetização é de 92,30 %. (TCE – 2004)

Mangaratiba tem na indústria do turismo e de veraneio sua maior expressão, graças à BR-101 – a Rio-Santos, que atravessa todo seu território, de leste a oeste e a rodovia RJ-149 que segue rumo norte, em leito natural, através do distrito Serra do Piloto até o município de Rio Claro.

Graças à sua localização privilegiada na Baía de Sepetiba, Itacuruçá foi escolhida pelas empresas de turismo náutico para base de operações de passeios mundialmente famosos, conhecidos como “Ilhas Tropicais”. Ali também se encontra a Delegacia da Capitania dos Portos. >>Saiba mais<<

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Mangaratiba


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright