Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Porto Seguro


História de Porto Seguro

Em 22 de abril de 1500, após atravessar o Atlântico em 42 dias de viagem, oito naus, três caravelas e uma pequena nave de mantimentos chegavam da Europa com cerca de mil e quinhentos portugueses a bordo. Era a frota de Pedro Álvares Cabral realizando a descoberta oficial do Brasil e dando início à história de Porto Seguro.





Porto Seguro


Como disse o escrivão Pero Vaz de Caminha em sua célebre carta ao Rei D. Manoel I, a maior armada saída de Portugal a caminho da Índia havia avistado “um grande monte, mui alto e redondo ao qual monte alto o capitão pôs o nome Monte Pascoal e à terra a Terra de Vera Cruz.”

Durante os dez dias que passou no Brasil, a armada de Cabral firmou amizade com os nativos, índios tupiniquins, uma das tribos do grupo tupi-guarani que, no início do século XVI, ocupava quase todo o litoral do Brasil. No município de Cabrália, na Coroa Vermelha, Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa em terras brasileiras.

Em 1503, uma expedição exploradora, liderada por Gonçalo Coelho teria passado em Porto Seguro. Em 1526, a expedição guarda-costa, de Critóvão Jacques, fundou ali uma feitoria e em 1534, com a divisão administrativa do Brasil em quinze capitanias hereditárias, Porto Seguro passou a ser sede da Capitania de Porto Seguro, tendo por donatário Pero de Campos Tourinho. No mesmo local em que Cristóvão Jacques havia estabelecido a feitoria foi criada uma vila, na foz do rio Buranhém, a Vila de Porto Seguro.




Porto Seguro


Publicidade


A Cidade Histórica de Porto Seguro, ainda hoje ostenta o marco de posse provavelmente trazido pela expedição de Gonçalo Coelho em 1503, que simbolizava o poder da coroa portuguesa, sobre as terras recém descobertas. O padrão em pedra de cantaria, utilizado para demarcar as terras, tem, esculpida de um lado a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.

A história de Porto Seguro desenvolveu-se ao longo do tempo, sendo a cidade hoje considerada um dos mais importantes pólos turísticos do Brasil, recebendo turistas do mundo inteiro.

Carta de Pero Vaz de Caminha


Publicidade



Publicidade



Porto Seguro - Bahia
Porto Seguro - Bahia
Foto: Cores do Brasil

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright