Trancoso Sul da Bahia

Trancoso no Sul da Bahia continua a ser referência quando se fala em simplicidade e tranquilidade. Porém não confunda simplicidade com falta de senso estético, pois Trancoso é simplesmente linda!!

É no Quadrado, onde ficam várias pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato, e onde tudo acontece, de Trancoso.

Trancoso – Costa do Descobrimento Sul da Bahia

Localizado na Costa do Descobrimento, no sul do estado da Bahia, Trancoso é um charmoso povoado. Remanescente de uma aldeia jesuíta muito antiga, chamada São João Batista dos Índios.

Quando foi fundada, para catequizar os indígenas, em 1586, no alto de uma falésia, a aldeia era formada apenas por duas fileiras de casas rústicas. Que cresceram ladeando um grande gramado com uma igreja ao fundo, de onde se podia ver o mar.

O Quadrado

Hoje, após mais de quatro séculos, esse enorme gramado retangular é mundialmente conhecido como Quadrado. E lá ficam várias pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato, onde tudo acontece. Trancoso continua a ser a principal referência de tranquilidade no Sul da Bahia. Muito pouco, ou quase nada, mudou.

Não existe iluminação pública, nem letreiros luminosos nos estabelecimentos, para não ofuscar o esplendor do céu estrelado, e o tráfego de automóveis por ali é proibido. Pelo menos fora da alta temporada, Trancoso ainda é praticamente o mesmo vilarejo bucólico de sempre, com suas casinhas simples e multicoloridas, ideal para quem procura sossego e belíssimas praias.

A perspectiva do mirante atrás da igreja, continua a revelar uma das mais procuradas vistas panorâmicas do litoral de Trancoso.  Um cenário arrebatador, ainda coberto por uma exuberante Mata Atlântica. Com praias protegidas por barreiras de recifes e infinito oceano azul, que muitos gostam de admirar até o pôr-do-sol.

Durante o dia, o melhor programa é caminhar pela orla marítima, tanto para o norte quanto para o sul.  Conhecer diversas praias de beleza deslumbrante e aparência selvagem, localizadas nesta parte da Costa dos Descobrimentos.

A Praia dos Coqueiros é a mais próxima do Quadrado. Com suas ondas calmas, coqueiros e barracas, conserva um certo ar de paraíso tropical.
Já a Praia dos Nativos, com quase três quilômetros de extensão e areia branca, é a mais movimentada de Trancoso.

Trancoso – Ao norte Arraial d’Ajuda

Em direção a Arraial d’Ajuda, ao norte de Trancoso, surge a lindíssima Praia do Rio da Barra, na foz do rio homônimo. Praia de mar aberto, tem coqueiros, falésias e lagoas que convidam ao banho de água doce.

Trancoso – Ao sul Curuípe

Para o sul, em direção a Curuípe, aparece uma seqüência de praias muito bonitas, como a badalada Praia do Rio Verde. Depois semi-deserta Pedra Grande, que somente na maré baixa revela a enorme pedra que lhe justifica o nome.

Em seguida vem Ponta de Itapororoca e a Ponta de Itaquena, ambas com piscinas naturais na maré baixa. E por fim, na foz do Rio dos Frades, que corre paralelo à praia, chega-se à Barra do Rio dos Frades, com coqueiros, manguezais e acesso apenas de barco ou a pé, na maré vazante.