Santa Catarina

Com cerca de 562 km de extensão, a costa de Santa Catarina oferece centenas de praias.

Florianópolis, a capital de Santa Catarina

Florianópolis, a capital do estado, fica numa ilha de 440 km², com 40% da superfície cobertos pela vegetação original e cerca de 42 praias, algumas ainda conservando aspecto de vilas de pescadores.

Além de belas praias, tem como lugares turísticos, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa, locais em que as primeiras comunidades de imigrantes açorianos surgiram.

O centro histórico de Florianópolis também é um ponto turístico da cidade.

Cidades de Santa Catarina

Litoral Norte de Santa Catarina

No Litoral Norte, Itapoá tem as águas mais quentes do sul do país. Joinville oferece passeios de barco pela Baía de Babitonga. São Francisco do Sul, tombada pelo Patrimônio Histórico, é a cidade mais antiga de Santa Catarina.

Barra do Sul é boa para a prática do surfe. Barra Velha tem mais de 20 km de orla marítima. Piçarras é uma enseada de águas calmas e cristalinas. Penha tem uma das praias mais bonitas do litoral catarinense.

Navegantes e Itajaí têm ondas boas para o surfe. Balneário Camboriú, na alta temporada, fica congestionado de visitantes em busca de atrações como o teleférico de 1600 metros de extensão. A cidade é muito visitada na alta temporada, pois além de lindas praias e do teleférico, possui atrações urbanas.

Itapema, 15 km ao sul, é um pouco mais tranquila. Brusque, afastada do litoral cerca de 43 km, funciona como boa opção rural.

Porto Belo é uma bonita baía de águas mansas. Bombinhas, que fica numa península, é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

Governador Celso Ramos, a apenas 41 km de Florianópolis, também está numa península com diversas praias de águas calmas.

Praia Grande – Acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde há interessantes paredões de pedra e cânions de rara beleza, como o de Itaimbezinho.

Litoral Sul de Santa Catarina

No Litoral Sul de Santa Catarina, Palhoça tem lindas praias, bem preservadas. Santo Amaro da Imperatriz, distante 32 km da costa, é a primeira estância de águas termais fundada no país. Guarda do Embaú atrai muitos surfistas, principalmente para a belíssima praia homônima. Ilha do Papagaio mistura vegetação de Restinga e Mata Atlântica em cerca de 146 km². Garopaba, antiga vila de pescadores, tem diversas opções de praias, algumas muito bonitas.

Praia do Rosa, uma das mais belas de Santa Catarina, possui excelente estrutura de hospedagem e, ao mesmo tempo, faz questão de manter sua rusticidade. Imbituba tem praias que atraem surfistas e windsurfistas. Laguna, cidade de grande valor histórico, com muitos prédios coloniais preservados, possui diversas praias indicadas para o surfe. Gravatal, estância hidrotermal a cerca de 47 km do litoral, pode ser uma boa opção de hospedagem e lazer. Tubarão, mais próximo à costa, também tem fontes termais. Araranguá possui, na orla marítima, áreas de camping e casas de veraneio.

Garopaba – Esta antiga vila de pescadores possui diversas opções de praias para todos os gostos.