Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem um litoral de 635 km de extensão, repleto de lugares fantásticos, a começar pela capital, que tem o mesmo nome do estado.

Rio de Janeiro, Capital do Estado Rio de Janeiro

Cidade do Rio de Janeiro é a capital do Estado do Rio de Janeiro e o principal destino turístico do país.

A cidade do Rio de Janeiro é famosa em todo o mundo por seus encantos naturais, espalhados entre o mar e as montanhas, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, e as praias de Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leblon, Pepino, Grumari e Prainha.

Do outro lado da Baía de Guanabara, fica Niterói, onde se destacam as praias de Camboinhas e Itacoatiara.

Cidades do Rio de Janeiro

Costa do Sol no Estado do Rio

Na chamada Costa do Sol, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras e Barra de São João oferecem belas praias.

Já a antiga vila de pescadores de Armação de Búzios é um dos balneários mais charmosos do Rio de Janeiro e do país, com praias maravilhosas, enquanto Arraial do Cabo, que também tem praias exuberantes, é considerado um dos melhores pontos de mergulho da costa brasileira.

Ainda na Costa do Sol, surge a Região dos Lagos, onde despontam as lagoas de Araruama, segunda maior do Brasil, Saquarema, Jaconé e Maricá, em torno das quais estão Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Praia Seca, Saquarema, Maricá e Itaipuaçu.

Costa Doce no Rio de Janeiro

Junto à divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, começa a Costa Doce, com São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goitacazes.

A Costa Verde do Rio de Janeiro

Ao sul da capital, a Costa Verde, coberta por resquícios da Mata Atlântica, inicia-se por Itaguaí, Itacuruçá e Mangaratiba.

Com bons locais de mergulho e praias lindíssimas, Ilha Grande tem diversas trilhas que possibilitam uma volta completa em sua orla, com caminhadas em meio à mata original, sem a presença de automóveis, proibidos na ilha.

Angra dos Reis, com suas águas cor de esmeralda, calmas e transparentes, ótimas para o mergulho, possui mais de 60 praias e centenas de ilhas, que as contagens mais entusiasmadas dizem chegar a 365, “uma para cada dia do ano”.

Paraty, um dos maiores tesouros do litoral brasileiro, fundada ainda no século XVI, até hoje preserva à beira-mar um notável conjunto de construções, tombado pelo Patrimônio Histórico.

Além do calçamento antigo e dos casarões coloniais, em ruas onde o trânsito de automóveis não é permitido, oferece várias ilhas e praias de grande beleza.

Destinos de campo, serra e cidades históricas

O Rio de Janeiro, Paraty, Visconde de Mauá e Búzios são alguns dos melhores destinos desse estado.

Paraty – Tombado pelo Patrimônio Histórico, é um dos maiores tesouros do litoral brasileiro.

Visconde de Mauá – Na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, oferece rios, cachoeiras e agradável clima serrano.

Búzios – É um dos balneários mais charmosos do Rio de Janeiro e do país.