Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Mundo Digital

Publicidade

Mundo Digital


Publicidade

Revolução Digital

Que a tecnologia digital hoje faz parte da vida diária de um grande número de pessoas em todo o mundo e que a Internet mudou irreversivelmente o acesso à informação e que tem transformado a maneira dos indivíduos se relacionarem uns com os outros,não resta dúvida.






Vídeo chamada

Que a era do computador realizou uma mudança sem precedentes na sociedade humana, transformando as relações de produção e proporcionando a possibilidade de ampliar as fronteiras do conhecimento, é ponto pacífico. Para sublinhar esse avanço radical na história das invenções, até foi cunhado o expressivo desígnio de Revolução Digital.

Alguns pensadores, no entanto, acreditam tratar-se não apenas de uma expressão fortuita, mas de um autêntico slogan de campanha publicitária. É o caso de Clifford Stoll, que diz em seu livro, intitulado The Sillicon Snake Oil: "A trapaça do silício é a crença tecnocrática de que computadores e redes vão produzir uma sociedade melhor.



Acesso à informação, melhores comunicações e programas eletrônicos podem curar problemas sociais. Eu não acredito nisso. Não há soluções tecnológicas simples para problemas sociais."

A advertência é bastante apropriada. De fato, o entusiasmo excessivo de alguns arautos da Revolução Digital, como, por exemplo, o multimilionário Bill Gates, dono da maior empresa de software do mundo, que advoga, em causa própria, que a inclusão digital é a salvação da humanidade, mais parece uma maliciosa campanha de marketing. No entanto, a “trapaça” não elimina o mérito da dita revolução.



A verdade é que a era digital atirou as comunicações numa escala global, com a utilização cada vez maior da web, do e-mail e de outras vias de tráfego de informação. ,
Seu caráter elitista advém da estratificação social, que impede que as classes menos favorecidas tenham acesso aos equipamentos necessários, mas isso é uma realidade permanente em todos os setores e não somente na indústria de informática.

O futuro dessa estrada é imprevisível. A chamada Revolução Digital, por si só, certamente não vai provocar a completa transformação da sociedade humana, mas deve contribuir sobremaneira para o seu desenvolvimento.


Publicidade







Publicidade




Hospede-se bem





Laptop

Laptop

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright