Praias mais Preservadas

 

As praias mais preservadas do Brasil, sem dúvida, ficam a cerca de 500 quilômetros da costa, em Fernando de Noronha.

Nosso propósito, ao estabelecer uma lista com as dez praias mais preservadas, é justamente apontar aquelas que desenvolveram sua vocação natural para o eco-turismo e mantiveram um bom nível de preservação ambiental.

Em geral estimulado pelo próprio empresariado local, que enxergou na opção de privilegiar a qualidade, ao invés da quantidade de turistas, um bom negócio, bastante lucrativo e com um futuro promissor.

Através da seção Praias, conheça também outras opções de estilos de cidades litorâneas.

 

Beleza e preservação

As praias de Noronha estão a salvo da degradação causada pelo turismo de massa não apenas pela distância, mas também por uma rígida política de preservação ambiental.
No litoral, entretanto, e em algumas ilhas mais próximas, existe um grande número de praias bem preservadas.

Muitas são ainda selvagens, praticamente intocadas, com maior freqüência no Litoral Norte e Nordeste, embora existam diversas reservas naturais quase intactas no Litoral Sul e Sudeste.

Com tantas opções, o Guia Brasil Azul elaborou diversas listas para classificar as melhores praias brasileiras, excluindo as praias de Fernando de Noronha do ranking, por considerar o arquipélago, que é um dos lugares mais bonitos e preservados do planeta, simplesmente hors-concours.

As 10 Melhores Praias do Brasil

Além do fato de possuir uma beleza cênica estonteante, Noronha faz parte de um Parque Nacional Marinho com uma rígida estrutura em relação ao patrimônio ambiental, que procura adaptar o homem à natureza e não o contrário. Enquanto essa estrutura for mantida, a Baía do Sancho, a Praia do Leão e a Baía dos Porcos, naturalmente belas, estarão sempre no topo de qualquer lista de praias perfeitas.

Também no litoral, tão extenso quanto pródigo em cenários deslumbrantes, há praias capazes de rivalizar em beleza com as de Fernando de Noronha. Para chegar à relação final das dez melhores praias, no entanto, levamos em conta não apenas as praias mais bonitas do Brasil, mas também o nível de preservação de cada uma delas. Por isso, em geral, são praias de difícil acesso, poupadas pelo assédio predatório do turismo massivo.

As Dez Melhores Praias do Brasil:

1- Jericoacoara (em Jericoacoara, Ceará)

2- Espelho (em Curuípe, Bahia)

3- Carro Quebrado (em Barra de Santo Antônio, Alagoas)

4- Carneiros (em Tamandaré, Pernambuco)

5- Farol (em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro)

6- Taipus de Fora (em Barra Grande, Bahia)

7- Baía de Castelhanos (em Ilhabela, São Paulo)

8- Ponta do Mel (em Mossoró, Rio Grande do Norte)

9- Praia do Rosa (em Praia do Rosa, Santa Catarina)

10- Mangue Seco (em Mangue Seco, Bahia)