Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Piranhas

Publicidade

Destinos


Piranhas

Após nascer na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e atravessar mais quatro estados, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, percorrendo cerca de 2700 quilômetros, com 168 afluentes, o Velho Chico, como é carinhosa e popularmente chamado, deságua no Oceano Atlântico.





Piranhas - Vista do Mirante Secular - Foto: Sergio Fecuri - Embratur

Sua bacia chega a 640 mil km², uma superfície maior que França e Portugal somados, interligando três regiões do Brasil, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com um volume d’água superior ao do Rio Nilo.
No trecho denominado Baixo São Francisco, há um estirão navegável de 208 km que se estende até o rio desaguar no oceano.

A construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó originou um fabuloso cânion, com paredões vertiginosos e aproximadamente 60 quilômetros de extensão.

Na altura de Piranhas, em Alagoas, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, nas duas margens do Velho Chico, a navegação turística permite usufruir dessa paisagem fantástica, e passear num labirinto de águas calmas e claras entre rochas de granito avermelhado e cinza.



Publicidade


A bordo de lanchas, escunas e catamarãs, os visitantes se banham e mergulham no admirável cânion do Rio São Francisco, descobrem cachoeiras, praias fluviais, trilhas ecológicas e ninhais de aves típicas ou passeiam pelas cidades da região.

Na margem alagoana, Piranhas é um sítio histórico, fundado no século XIX, com um belo casario colonial em arquitetura neoclássica, como a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e a Estação Ferroviária, onde funciona o Museu do Sertão.

O acervo do museu, dedicado à memória do povo sertanejo e ao Ciclo do Cangaço, inclui objetos que pertenceram ao próprio Lampião, morto ali perto, na Grota do Angico.

No Mirante Secular, uma escadaria com mais de 300 degraus oferece vista privilegiada da cidade e do magnífico cânion. Mais um tesouro do Velho Chico.




Publicidade


Marechal Deodoro - Alagoas
Marechal Deodoro - Alagoas
Foto: Sérgio Fecuri



A página de Piranhas terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright