Piauí

Piauí único Delta das Américas em mar aberto.
No estreito litoral do Piauí, de apenas 66 km de extensão, destaca-se a forte influência do rio Parnaíba.

Teresina a capital do Estado do Piauí

Conheça os pontos turísticos de Teresina, segundo a Prefeitura de Teresina estão o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, Parque Ambiental Encontro dos Rios, Parque Potycabana, Parque Ambiental de Teresina, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Parque Zoobotânico, Parque Floresta Fóssil.

Além doTeatro Escola João Paulo II, Teatro do Boi, Teatro de Arena, Museu do Piauí, Central de Artesanato Mestre Dezinho, Theatro 4 de Setembro, Casa da Cultura.

Cidades do Estado do Piauí

Delta do Parnaíba

No estreito litoral do Piauí, de apenas 66 km de extensão, destaca-se a forte influência do rio Parnaíba que, além de marcar a fronteira com o Maranhão, assinala a transição da caatinga, vegetação típica do semi-árido nordestino, para as úmidas matas amazônicas.

Em seu encontro com o Atlântico, o Parnaíba se espalma num enorme delta, cuja área, estimada em 2700 km², tem cerca de 80 ilhas, algumas praticamente virgens.

Em alguns pontos do delta, único das Américas em mar aberto e terceiro maior do mundo, atrás somente do Nilo e do Mekong, as dunas chegam a atingir 40 metros de altura.

Parnaíba – O Delta do Rio Parnaíba, único das Américas em mar aberto, oferece mais de 70 ilhas, com belas praias e dunas que chegam a 40 metros de altura.

Da cidade de Parnaíba, é possível visitar as ilhas ou conhecer a Praia da Pedra do Sal, onde rochas imensas avançam pelo mar, com dunas e palmeiras completando o cenário pitoresco.

A menos de 20 km de Parnaíba, a cidade de Luís Correia é um grande balneário turístico, com belas praias de águas mornas e claras, tais como a de Atalaia, a mais agitada do litoral do Piauí, e a do Coqueiro, com casas de veraneio em quase toda a orla.

O Parque Nacional de Sete Cidades

Sete Cidades – O Parque Nacional é famoso pelas 7 formações rochosas, esculpidas pela ação da natureza em sugestivas figuras, como o Mapa do Brasil, o Arco do Triunfo e a Cabeça de D. Pedro I.

Itaqui, onde se ergue um farol, é repleta de dunas e quase deserta, como Carnaubinhas, assim chamada porque a areia cobre grande parte das carnaúbas ali plantadas.

Um pouco além, alcança-se Maramar e, depois, a magnífica e tranquila Praia de Macapá, na foz do rio Camurupim.

Do outro lado da foz, uma bucólica vila de pescadores guarda a bela Praia da Barra Grande. Por uma estrada de terra com cerca de 10 km, chega-se a Cajueiro da Praia, área de preservação do peixe-boi marinho, já quase na divisa do Piauí com o estado do Ceará.