Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Pecém

Publicidade

Destinos


Pecém

Taíba - paraíso cearense
A Praia da Taíba foi escolhida como a segunda mais bela do mundo, depois de BoraBora-Hai, na Polinésia Francesa, no IBR-International Beach Ranking.



Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará

Localizada a 65 quilômetros de Fortaleza, no município de São Gonçalo do Amarante, que tem aproximadamente 38,8mil habitantes, a Praia da Taíba, acessível pela rodovia CE-085, é uma das praias mais bonitas do litoral cearense, destino certo para quem busca tranqüilidade e convívio com a natureza.

Na chegada, uma visão de cartão postal: dunas, coqueiros e uma vila de pescadores, com a rotina de jangadas partindo e chegando do mar. Afinal, não foi à toa que essa praia foi escolhida pelo no IBR-International Beach Ranking como a segunda mais bela do mundo, depois de BoraBora-Hai na Polinésia Francesa.

Com boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, a Taíba é referência quando o assunto é gastronomia e eventos temáticos. E pelo menos dois merecem destaque: o tradicional Festival do Escargot e Frutos do Mar, que é promovido todos os anos pelo Sebrae/CE, Setur/CE, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Fecomércio, com o apoio do trade turístico da região e da Associação dos Empreendedores da Praia da Taíba (APTA); e o Luau dos Pescadores.

No período do evento, a ocupação nas pousadas e hotéis da Taíba chega a 100%. O festival é uma referência em todo o Estado e a cada ano ganha novos adeptos que descobrem na Praia da Taíba os encantos da boa gastronomia.



Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará
Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará
Foto: J. Wagner da Silva




Quem visita a praia durante a Festa do Escargot pode conferir, ainda, o melhor do artesanato na região. Os visitantes têm uma mostra dos mais variados produtos fabricados na região. Já no Luau dos Pescadores, promovido sempre durante o período de lua cheia, é servido um tradicional peixe assado.

Localizada em frente ao núcleo da enseada protegida pela Ponta da Taíba, a Praia da Taíba tem uma beleza diferente por causa do promontório rochoso formado pela ponta, coberto por densa e rica vegetação: coqueiros, bananeiras, cajuais e fruteiras.

Em alguns pontos da praia, bicas de água doce afloram do rochedo. Ao longo da enseada, o ancoradouro das jangadas dos pescadores nativos. O banho é muito agradável, já que mescla água doce e água salgada, com alternativa das águas interiores formadas pelo espelho da Lagoa dos Talos.

Oferecendo bons restaurantes e agradáveis pousadas, a Praia da Taíba convive com a modernidade próxima do Porto do Pecém e o ambiente rústico da vila dos pescadores. Para os esportistas, o mergulho pode ser uma boa opção por conta dos destroços do navio Pecém, bombardeado durante a II Guerra Mundial. Vale a pena também uma visita à Igreja Nossa Senhora da Soledade, construída no século XVIII pelos portugueses. Os ventos favorecem as práticas de surfe, windsurfe e kitesurf.

Texto base: Ana Lúcia Machado - Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Serviço: Sebrae no Ceará - (85) 3255-6600





Publicidade


Vista do topo da Serra Guaramiranga - Ceará
Vista do topo da Serra Guaramiranga - Ceará
Foto: Prefeitura Municipal de Guaramiranga




A página de Pecém terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright