Pará

 

O litoral do Pará, conhecido como Amazônia Atlântica, oferece uma grande diversidade de paisagens em aproximadamente quinhentos quilômetros, estendidos desde o arquipélago de Marajó até o município de Viseu, na fronteira com o Maranhão.

Belém capital do Estado do Pará

A Cidade das Mangueiras

Em Belém, capital do Pará, além de diversas opções de lazer e cultura, há belas praias de rio, muito frequentadas, algumas até com ondas, o que é um fenômeno bastante raro em todo o mundo.

Belém é conhecida como Cidade das Mangueiras, a bela capital do Pará preserva construções históricas, como o célebre Mercado Ver-o-Peso.

Cidades do Pará

Mercado Ver-o-Peso Belém do Pará Foto Joao Ramid
Mangal das Garças Pará Foto Chhristian Knepper

Ilha Mexiana e Ilha de Marajó

Naquele que é o maior arquipélago fluvio-marinho do planeta, destacam-se a Ilha Mexiana e a colossal Ilha de Marajó, com praias de água doce e de oceano, entre florestas, lagos e igarapés, numa superfície de quase cinqüenta mil quilômetros quadrados, em plena foz do rio Amazonas. Uma área maior que alguns países da Europa, onde cabe inteiro, por exemplo, o estado do Espírito Santo.

Mosqueiro
Outra boa opção é conhecer o Mosqueiro, agitado balneário instalado na ilha fluvial de mesmo nome, com dezoito praias de água doce, a oitenta quilômetros da capital do Pará.

Salinas
Mais ou menos a uma distância de 210 km de Belém, encontra-se Salinópolis, ou Salinas, como é mais conhecido este charmoso e sofisticado balneário atlântico, cujas praias ficam cheias na alta temporada, entre junho e julho.

Destinos de praia, campo e serra do Pará

Prainha do Pinheiro em Salvaterra, Mangal das Garças e o famoso Mercado Ver-o-peso em  Belém são lugares que não podem deixar de ser visitados
Marajó é a maior ilha fluvio-marinha do planeta possui diversas praias de rio e algumas que revezam água doce e salgada, de acordo com a maré.
Cerâmica Marajoara é uma das mais conhecidas expressões do artesanato regional é a reprodução da misteriosa cerâmica marajoara.