Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Calendário

Publicidade

Destinos


Natal

A origem do Natal

Por diversos motivos, o Natal é uma das datas mais importantes para o mundo ocidental. Do ponto de vista do calendário, o Natal marca o ano 1 da História do Ocidente, pois é quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo.





Cartão de Natal

Na antiguidade, o Natal era celebrado em datas diferentes, de acordo com cada país ou região, uma vez que o nascimento de Jesus não possui um registro histórico. Como na Roma Antiga, o início do inverno era comemorado em 25 de dezembro, a partir do século IV este dia ficou estabelecido como a data oficial do nascimento de Cristo e, conseqüentemente, da Era Cristã.




A Árvore de Natal

A tradição de montar Árvores de Natal parece ter começado em 1530, com Martinho Lutero. Inspirado por pinheiros cobertos de neve, uma paisagem típica do inverno na Alemanha, Lutero teria reproduzido em sua casa uma árvore em escala reduzida, coberta de algodão para simbolizar a neve, além de enfeites coloridos e velas.


O Presépio

O costume de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. A representação do estábulo de Belém e das figuras que, segundo o Evangelho, participaram do nascimento de Cristo, inclui uma manjedoura com o Menino Jesus, seus pais, José e Maria, vários animais e os Reis Magos.


Publicidade


Os Reis Magos

Embora o Evangelho de Mateus fale em “alguns reis magos do Oriente”, sem precisar o número, mais tarde a narrativa cristã passou a citar o périplo de Três Reis Magos, Melquior, Gaspar e Baltazar, viajando até a cidade de Belém para oferecer três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra.

Vem daí a tradição de trocar presentes no dia do Natal, 25 de dezembro, ou no dia 6 de janeiro, quando os Magos teriam chegado a Belém. No Brasil, a Festa de Santos Reis tem importantes manifestações culturais e folclóricas para celebrar esta data.


Publicidade

O Papai Noel

A lenda do Papai Noel foi inspirada em uma pessoa real, o bispo Nicolau, que nasceu em Petara, na Turquia, no ano 280 d. C. Santificado pela Igreja Católica com o nome de São Nicolau, alguns relatos contam que o bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando pequenos sacos de moedas próximo às chaminés das casas.

Após ter sua imagem associada ao Natal na Alemanha, o bom velhinho ficou conhecido em várias partes do mundo com diversos nomes, como Santa Claus nos Estados Unidos, Pai Natal em Portugal e Papai Noel no Brasil, por exemplo.

Em 1881, a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária com o Papai Noel vestido com roupas nas cores da marca, vermelha e branca, ao invés do austero e tradicional uniforme marrom. A campanha fez um sucesso estrondoso, mudando a imagem do bom velhinho definitivamente.



Reis Magos na entrada de Natal
Reis Magos
Foto: Embratur

 
Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright

Use o guia Brasil Azul e faça boa viagem!

Pesquisa personalizada