Index
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça do Brasil Azul sua Página Inicial
Adicione aos Favoritos
Coloque o Brasil Azul no seu Site
Guia de viagem do litoral brasileiro
   
English
Français
Español
Publicidade
Jericoacoara

História de Jericoacoara

Consta que a região de Jericoacoara, que fica no ponto mais setentrional do litoral do Ceará, já era conhecida pelos índios Tremembé quando ali teria ancorado o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzon, ainda em 1499, portanto antes de Pedro Álvares Cabral oficializar o descobrimento do Brasil.





Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará

Como a estada de Pinzon não tem qualquer confirmação oficial, a história de Jericoacoara começa a ser contada a partir da instalação, em 1614, do Forte de Nossa Senhora do Rosário, uma pequena fortaleza, erguida com estacas de madeira ao pé do Serrote pelos portugueses para servir como base de apoio nas batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão.

Em torno da fortaleza desenvolveu-se um pequeno vilarejo, mas a enseada de Jericoacoara, palavra de origem tupi, que significa buraco das tartarugas, protegida por grandes dunas, manteve-se durante um longo tempo imune à exploração dos portugueses, sendo visitada por aventureiros a caminho do Maranhão.


Um fato relevante na história de Jericoacoara foi a inauguração de um farol em 16 de novembro de 1952, erguido 120 metros acima do nível do mar, no topo de uma das singulares formações rochosas denominadas serrotes.

Em 1984, o governo federal determinou Jericoacoara como sendo de Área de Proteção Ambiental, a qual, em 2002, foi transformada em Parque Nacional , proibindo-se a construção de qualquer tipo de pavimentação, sendo o acesso até hoje realizado em meio ao deserto e às dunas, com veículos de tração 4x4.

Veja a a origem do nome Jijoca de Jericoacoara.

Lista completa de hotéis e pousadas de Jericoacoara

Em 1987, a Praia de Jericoacoara foi incluída numa seleção do Washington Post como uma das dez praias mais bonitas do mundo. A partir daí o turismo se consolidou, melhorando a infra-estrutura de hotelaria e serviços da aldeia que, em 1998, ganhou energia elétrica através de uma rede subterrânea.




Publicidade



Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará



Publicidade




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


copyright