Festas Juninas

O Brasil celebra as chamadas Festas de São João, também conhecidas como festas joaninas, em homenagem a São João Batista, cujo nascimento é comemorado no dia 24 de junho.

As Festas de São João, popularmente chamadas de festas juninas, embora ocorram em praticamente todo o território brasileiro durante os meses de junho, julho e agosto, têm origem em antigos cerimoniais da Europa, praticados para celebrar o Solstício de Verão, no dia 24 de junho, e evocar que o regime de chuvas, típico da estação, propiciasse boas e fartas colheitas.

O Brasil inteiro comemora São João nas Festas Juninas

Festas Juninas – O Brasil inteiro comemora São João e outros santos do mês de junho com muita animação. Em alguns destinos do Nordeste, as festas juninas são um grandioso espetáculo.

Mais tarde, já na Idade Média, o dia do Solstício de Verão foi associado pela Igreja ao nascimento de São João Batista, mantendo-se os costumeiros rituais de fertilidade e alegria sob a égide católica. Assim, nas Festas de São João que acontecem por todo o Brasil, não podem faltar os casamentos caipiras e a grande fartura de alimentos, como representações da fertilidade que se deseja alcançar.

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, costuma dizer que tem o maior São João do mundo. São trinta dias de forró, com direito a casamento coletivo e Trem Forroviário.