Cumuruxatiba Ponta do Corumbau

Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau, um dos muitos destinos de praia paradisíacos do litoral sul da Bahia.

Na língua pataxó, Corumbau significa algo como “lugar distante” ou “longe de tudo”, provável alusão à pequena península que invade o mar azul .

Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau

Ponta do Corumbau, é uma belíssima ponta de areia, 58 km ao norte de Cumuruxatiba, que, durante a maré baixa, torna-se ainda mais extensa.

É vizinha ao Parque Nacional de Monte Pascoal, área de grande valor ecológico e histórico. Onde está situado o famoso monte avistado pela esquadra de Cabral em 1500, na época do descobrimento oficial do Brasil.

Entre Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau, fica a deslumbrante Barra do Caí, com imensas falésias e coqueirais.

Local em que os portugueses teriam pisado pela primeira vez em terras brasileiras. Antes de buscar um Porto Seguro para ancorar as caravelas, mais de duzentos quilômetros litoral acima.

Rio Corumbau

Hoje em dia, uma das melhores opções de lazer da região continua a ser um passeio de barco. Inclusive pelo Rio Corumbau, para observar o mangue e a vegetação típica da Mata Atlântica.

Do outro lado do rio, fica a aldeia Pataxó de Barra Velha, área de grande importância na história dessa etnia.

Navegar por esse maravilhoso trecho da costa baiana, é como rever o mesmo panorama de séculos atrás, tal o grau de preservação.

Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau paraíso no litoral sul da Bahia

Mergulhar nos Corais do Pataxó e no Recife dos Itacolomis é um outro programa praticamente imperdível.

Entre os meses de agosto e novembro, é possível avistar golfinhos e até baleias, que costumam procriar e amamentar os filhotes nessas águas mais quentes.

Certamente Corumbau, pode ser a “praia perfeita” para quem preferir desfrutar de muita tranqüilidade e belas paisagens.