Carnaval no Brasil

 

O carnaval no Brasil tem diversas influências culturais e mobiliza grandes multidões em várias cidades do país.

Como surgiu o Carnaval no Brasil e no mundo

O carnaval surgiu a partir de festividades que precediam um longo jejum religioso. Este foi instituído pela Igreja Católica para aguardar a Semana Santa.

Este período de festas profanas iniciava-se, então, no Dia de Reis (Epifania) e se estendia até a Quarta-feira de Cinzas. Concluindo assim o primeiro dos quarenta dias de jejum da Quaresma.

Com o passar do tempo, o carnaval passou a ter a duração de três dias na maioria dos países. Começando no domingo e terminando na chamada Terça-feira gorda, dia que antecedia o início da privação de alimentos.

Origem da palavra Carnaval

O Carnaval, palavra que tem origem na expressão italiana carnevale, que significa algo como adeus à carne. Portanto é uma das festas mais populares em boa parte do mundo.

Até hoje a Terça-feira gorda é conhecida como Mardi Gras em cidades influenciadas pelo carnaval francês. Assim como Nova Orleans e Toronto, onde é o dia mais importante da festa.

O Maracatu é o carnaval de Recife

A Noite dos Tambores Silenciosos é Bela e impressionante cerimônia religiosa de origem africana que acontece em pleno carnaval do Recife.

O carnaval no Brasil é mundialmente conhecido por sua beleza, empolgação e grandiosidade.