Amapá

 

O Amapá pode ser considerado um verdadeiro santuário ecológico, com cerca de 98% de sua cobertura vegetal original praticamente intactos.

Macapá, capital do Estado do Amapá

Cortado pela imaginária Linha do Equador, tem a maior parte de sua superfície, de mais de 142 mil quilômetros quadrados, no Hemisfério Norte.

A melhor estrutura hoteleira está em Macapá, única capital de estado localizada às margens do Rio Amazonas.

O litoral do Amapá se estende por 263 km, da foz do Oiapoque ao estuário do Amazonas.

Sem ligação rodoviária com o restante do país, só se chega ao estado de barco ou avião, sendo recomendado, para usufruir de tamanha natureza virgem, vacinar-se previamente contra a febre amarela.

Cidades do Estado do Amapá

Submetido aos humores do Rio-Mar e de vários afluentes que por ali desaguam, tem acesso bastante precário, dificultado por fortes correntezas, oscilações abruptas da maré e uma infinidade de bancos de areia e de lama.

Nesta costa exótica e quase indomável, com forte influência amazônica e guianense, além da oceânica, praias quase intocadas se revezam com o maior conjunto de manguezais dos trópicos.

 

Destinos de campo e serra do Amapá

Conheça também Cachoeira de Santo Antônio no Rio Oiapoque, Forte São José em Macapá, capital do Amapá.

Com cerca de 98% de sua cobertura vegetal original praticamente intactos, o Amapá pode ser considerado um verdadeiro santuário ecológico.

Laranjal do Jari – A Cachoeira de Santo Antônio, em Laranjal do Jarí, a 270 km de Macapá, possui quedas d’água de até 30 metros de altura.

Oiapoque – O Rio Oiapoque, divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa, permite passeios de barco em meio a uma natureza exótica e selvagem.

Marco Zero – O monumento Marco Zero, em Macapá, foi construído de forma a projetar sua sombra sobre a linha imaginária do Equador durante o equinócio.

Parque Nacional de Cabo Orange

O Parque Nacional de Cabo Orange, assinala o extremo norte do litoral brasileiro com ecossistemas característicos das Guianas, numa paisagem bastante incomum e exuberante. Logo após o cabo, cruzando o rio Oiapoque, já é território francês.

Os municípios litorâneos, como Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracaúba, Tartarugalzinho, Cutias, Itaubal e Santana, possuem acomodações bastante simples.

 

Forte São José - Macapá Amapá - Foto Adilson Johnny Mendes Senna
Forte São José - Macapá Amapá - Foto Adilson Johnny Mendes Senna